OS MELHORES FILMES DE ANIMAÇÃO 2001-2010

os melhores filmes de animacao 2009-2010

Aproveitando esta época do ano tão simbólica para os mais novos e não só, fazemos um Top com os melhores filmes de animação da última década. Período no qual o cinema de animação conheceu um exponencial aumento de produção, com o aposta forte neste segmento dos outros grandes estúdios que não só a Disney.Na medida em que puderam também eles passar a desfrutar das novas técnicas entretanto introduzidas, tais como CGI, ou o 3D.

A animação sempre foi um género que desempenhou um papel principal no panorama cinematográfico, apresentando a capacidade de agradar, o público dos 8 aos 80. Mas se no passado verificava-se a estreia de um grande filme de animação anualmente (quase exclusivamente originário dos estúdios Disney), os anos 90 e particularmente na última década o panorama mudou. Com já citada entrada na corrida dos demais estúdios, na luta por uma fatia desse importante mercado, bem como a capacitação de outros cinemas, tais como o asiático, secundado pelo europeu. Apostados em elevarem a excelência das suas produções, a um nível igual ao da Disney.

Contudo, isto levantou duas questões importantes! Se por um lado enquanto público saímos todos a ganhar, com mais produções, e mais diversificadas. Por outro, a ânsia de cativar as audiências mais adultas, falou mais alto, levando a que muitos filmes produzidos na última década, negligenciem aquele que deveria ser o seu público primordial. Esquecendo-se daquele que deveria ser o seu principal ensinamento orientador: “o filme com os ingredientes capazes de agradar uma criança de 6 anos, terá muito provavelmente a aptidão de agradar um público mais idóneo”. Do que o contrario!

Assim obedecendo essa regra, decidimos destacar os filmes que melhor cumpriram esse papel:

10º À Procura de Nemo (2003-Disney.Pixar)

Um dos mais venerados filmes produzidos pela Pixar para a  Disney, e que foi vencedor do Oscar para melhor animação. No entanto, a nosso ver a história a volta do resgate do peixe palhaço, converte-o num dos filmes que abusa dos paradigmas mais vocacionados para um público mais adulto (o que se revelou decisivo para não obtenção de uma melhor posição na tabela).

9º Toy Story 3 (2010-Disney.Pixar)

O terceiro capítulo da saga dos brinquedos iniciada em 1995, e que a data teve o condão de revelar as novas técnicas de animação da Pixar, que mudariam a face dos filmes de animação para sempre. Aparece aqui como o principal filme do género em 2010, candidato nº1 ao respectivo Oscar do género, e à um eventual Oscar na categoria de melhor filme (apesar da enorme qualidade não podemos esquecer, tratar-se de uma sequela).

8º Persepolis (2007-France 3 Cinéma)

A produção franco americana é o primeiro filme não produzido pela Pixar, à aparecer na nossa tabela. Embora seja para maiores de 13 anos, devido ao conteúdo, que atravessa toda a revolução islâmica no Irão. Consegue contudo ser um filme de adultos, para crianças. Muito graças ao excelente trabalho dos seus realizadores, a iraniana Marjane Satrapi, e o francês Vincent Paronnaud.

7º Wall .E (2008-Disney.Pixar)

Este filme de Andrew Stanton (que também realizou À Procura De Nemo), é uma aventura cósmica, com muita comédia, um bom conjunto de questões universais bastante prementes, e algum romance a mistura. O par de robôs constituídos por Wall .E, e Eva, são simplesmente adoráveis! Venceu o Oscar para melhor animação em 2008.

6º Up Altamente (2009-Disney.Pixar)

O justíssimo vencedor do Oscar de animação no ano transacto, foi realizado pelo mesmo homem que já nos tinha oferecido Monstros E Companhia em 2002. Pete Docter fez de Up, uma aventura terna, emotiva, cheia de fantasia, humor e diversão. Onde os se cruzam os sonhos de um vendedor de balões reformado, um escuteiro de 8 anos, um cão que fala e um pássaro de 4 metros que não voa (todos os filmes de animação deveriam ser assim).

5º A Idade Do Gelo (2002- 20 Century Fox)

Uma fabula que decorre há vinte mil anos, quando se iniciava a Idade do gelo, e que junta os esforços de três animais pré-históricos a volta de um bebé humano, que se perdeu dos seus pais. Imperdoável seria não citar a brilhante presença de um divertido esquilo pré-histórico, neste verdadeiro filme dos 8 aos 80.

4º Kenai E Koda (2003-Disney)

O clássico nº45 da Walt Disney fez uso do cada vez mais raro método de animação tradicional da Disney, no qual os desenhos são todos feitos a mão. Mas nem por isso mostrou ter menos encanto, quando comparado a concorrência pródiga no uso das técnicas de animação mais avançadas. Kenai é um rapaz transformado em urso, após ter sacrificado um urso desnecessariamente. Na sua nova pele, faz-se amigo de Koda, um pequeno urso travesso. Juntos embarcaram numa aventura, que ira mudar as suas perspectivas (a fazer lembrar clássicos como o Bambi).

3º Carros (2006-Disney.Pixar)

É um fantástico filme de animação que tem lugar no competitivo mundo das corridas. Consegue aliar ensinamentos bastante válidos, a um leque de personagens muito bem estruturados, e divertidos. Sem nunca perder de vista o mais importante, o ponto de vista das crianças (uma verdadeira proeza nos dias de hoje, conseguir passar a mensagem que existem coisas mais importantes que troféus e fama).

2º Shrek (2001-Dream Works)

O facto de Shrek ser a figura mais reconhecida por qualquer criança nascida nesta última década, já diz quase tudo! Foi o primeiro filme a ser galardoado, com o então estreante Oscar para animação. E é de facto “um conto como nunca se viu”, com um herói que desafia todos cânones do estereótipo tradicional, assumindo surpreendentes ideias novas, apoiantes do espírito que saúda e celebra a diversidade. É já parte integrante da Cultura Pop.

1º A Viagem de Chihiro (2002-Studio Ghibli/Japão)

Esta magnifica obra do mestre Hayao Miyasaki faz nos acreditar, ser possível transpor os contos de fadas directamente para a tela do ecrã! Uma história encantada, passada na terra dos espíritos, povoada por deuses e monstros. Num filme verdadeiramente sublime.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

5 Responses to “OS MELHORES FILMES DE ANIMAÇÃO 2001-2010”

  1. Ana diz:

    Boas!

    Penso que hoje em dia os filmes de animação quase se destinam mais aos adultos do que propriamente ás crianças… :) A verdade é que hoje esixte muito mais escolha, do que ha uns anos atras (ainda sou do tempo da exclusividade dos clássicos da disney :) – que, na minha opinião, continuam imbativeis.. :) ). Os efeitos, as animações…tudo tem mudado um pouco, ao longo do tempo..mas penso que, o que continua a despertar o interesse neste tipo de filmes é mesmo aquele encanto tipico dos filmes de animaçao.. e espero que nesse aspecto, as coisas não mudem! :)

    • Boas!
      Sem dúvidas, também acho que essa “magia” é a chave do encanto dos filmes de animação :) . Infelizmente também acho que a maioria dos filmes de hoje, preocupam-se primeiro com os adultos! Só espero que não matem a magia de vez :( …

  2. Sim realmente foram os filmes que mais me marcaram ;)

  3. […] Altamente que ocupa a 6ª posição no nosso Top 10 (Os Melhores Filmes de Animação 2001-2010) é o exemplo perfeito do verdadeiro filme dos 8 aos 80. […]

Leave a Reply

More in Arquivos, Cinema (327 of 384 articles)
play list 111


Em semana de Natal, a CidadeCool aproveita para enviar as boas festas a todos, e ...